Somos um grupo que produz espetáculos cênicos a partir de pesquisas e experimentações artísticas entre diferentes linguagens – teatro, literatura, dança, música, vídeo e artes plásticas.

 

O grupo teve origem em 2011, dentro do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Pará e, é formado, hoje, por professores de teatro e de música, que se dedicam a investigar, principalmente, a rotatividade de funções como mecanismo pedagógico de formação continuada do grupo e de cada integrante enquanto artistas e professores.

 

Em seis anos de trajetória produzimos quatro espetáculos para caixa cênica, três espetáculos de rua, uma experimentação cênica, com três esquetes, uma performance de ocupação da Casa Dirigível e de espaços não-convencionais, uma performance de rua inspirada nas brincadeiras da tradição popular, um bloco de carnaval, em parceria com o Viramundo, além de diversas contações de histórias. Sempre experimentando o palco italiano, o teatro de rua, a performance e a brincadeira popular, e compreendendo a arte como ato de responsabilidade social e de comprometimento político e pedagógico com o lugar em que vivemos. Gerenciamos ainda o Espaço Cultural Casa Dirigível, que permaneceu por três anos em funcionamento enquanto escola de arte, casa de espetáculos, residência artística e galeria (2013-2016). O coletivo integra ainda a Associação de Teatro e Dança da Amazônia – A Trama, e a rede Pirão Coletivo, reunião de sete grupos artísticos da cidade de Belém: Companhia de Teatro Madalenas, Produtores Criativos, Ins Bust Teatro com Bonecos, Desabusados Companhia, Companhia de Investigação cênica, e Projeto Vertigem, unidos com o intuito de fomentar a produção das artes cênicas do estado do Pará.

Eventos e Premiações:

– Prêmio Seiva de criação e difusão artística da Fundação Cultural do Pará – Performance de rua: A Bufa ceia - 2016.

– Participação no edital FUNARTE de ocupação da Torre Malakoff, Recife/PE – Espetáculo Pássaro - 2016.

– Prêmio Myrian Muniz de circulação de espetáculos – Migração Dirigível – 2015.

– Bolsa de Pesquisa, Criação e Experimentação Artística do Instituto de Artes do Pará – Pesquisa Poética da Vadiagem: princípios da brincadeira popular na performance de rua – IAP, 2015.

– Prêmio PROEX de Arte e Cultura – Montagem espetáculo Pássaro – UFPA, 2015.

– Participação no edital de Ocupação do Teatro Plínio Marcos, Brasília/ DF – Espetáculo O pequeno Grande Aviador e Contação Frida Clown - 2015.

– Mostra Pirão nos Bairros, Belém/PA – Espetáculo Sucata e Diamante - 2014.

– Festival Estudantil de Teatro / FETO / Belo Horizonte- MG, espetáculo O Pequeno Grande Aviador - 2012

– Festival de Teatro Universitário do Pará, UFPA – Espetáculo A Paixão de Dionísio – 2012.

– Festival de Teatro Universitário do Pará, UFPA – Espetáculo O Pequeno Grande Aviador – 2011.

Telefone

(91) 98212-7668 /tim

(91) 3355-3861 /fixo

 

Casa Dirigível - espaço cultural

Tv. Padre Prudêncio, 731 - Campina

 

webdesigner desenvolvido por Raissa Araújo

Espetáculo: Pássaro