
MIGRAÇÃO DIRIGÍVEL
OCUPAÇÃO DE ESPAÇOS E CONEXÃO DE REDES CRIATIVAS
Movidos pelo desejo de unir e reunir pessoas em torno de expressões artísticas para uma experiência coletiva, faremos uma turnê, que chamamos de Migração Dirigível, pelas cinco regiões brasileiras. Na bagagem, o coletivo paraense leva dois espetáculos e uma performance que fazem parte do repertório do grupo:
-
O Pequeno Grande Aviador e o Planeta do Invisível (caixa cênica/ 60 min.);
-
Sucata e Diamante (rua/ 60 min.);
-
Performance “731 são Doze” (espaços não convencionais/ cerca de 150 min.).
Além destas três produções, vamos promover um diálogo com grupos de teatro das cidades:
Vivência - Redes Criativas: ao encontro de NÓS
O roteiro de viagem tem como destino o encontro com grupos de teatro em seus espaços de trabalho para troca de experiências e saberes sobre os princípios poéticos, políticos e de gestão de espaços culturais independentes. Organizado na forma de vivência, nosso coletivo passará dias em contato direto com os grupos de cada cidade, conhecendo suas realizações e dificuldades, compartilhando os procedimentos criativos e as pesquisas que fazem. Por meio dessa interação e diálogo queremos estimular o surgimento de novos nós, nós de rede, de troca, de histórias e conhecimentos.
Os grupos parceiros que abraçaram esse encontro foram:
-
Grupo Experimental de Teatro de Rua e Floresta Vivarte (Região Norte - Rio Branco/ AC, Casa de Cultura Vivarteira);
-
A Outra Cia de Teatro (Região Nordeste - Salvador/ BA, Casa d’A Outra);
-
Grupo Liquidificador e Ocupação Paranoá (Região Centro-Oeste – Brasília/ DF);
-
Trupe de Truões (Região Sudeste – Uberlândia/ MG, Ponto dos Truões);
-
Teatro em Trâmite (Região Sul - Florianópolis/ SC/ Espaço Casa Vermelha).
Para envolver mais artistas, gestores de espaços culturais e público local interessado faremos um bate-papo aberto à comunidade com o tema “O artista-produtor-empreendedor na cena da cidade”. Esse evento será gravado e transmitido online aqui.
Ao todo o coletivo passará 7 dias em cada cidade, promoverá 6 vivências e realizará 18 apresentações (3 em cada cidade), alcançando 5 estados e 6 cidades do Norte ao Sul do país. Este é um projeto contemplado com o prêmio Myriam Muniz 2014 - Fundação Nacional das Artes/ Ministério da Cultura.
ROTEIRO DE VIAGEM
